domingo, 1 de abril de 2012

Planejamento escolar e indisciplina

 



Por Roseli Brito *
O fim do ano letivo se aproxima e um novo ano está para chegar. Com ele, novas expectativas de maiores realizações pessoais. O trabalho pedagógico também deve se renovar e alcançar novos resultados. O instrumento que norteia todo o processo educativo é o Planejamento Escolar.
Entretanto, os bimestres passam e as mudanças nos alunos, em termos de caráter, amadurecimento, relacionamentos, são muito poucas. A indisciplina é a mesma, falta motivação, interesse e comprometimento.
Mas o que acontece realmente que faz com que no final do ano, o sentimento de expectativa inicial tenha se transformado em frustração, e constatação de que o planejamento não “funcionou”?

A grande questão que faz com que boa parte dos planejamentos falhem é que eles são muito centralizados em conteúdos, estratégias de ensino, dar conta do livro didático, avaliações, e, por essa razão, abrangem apenas 50% do processo de educar, pois ignoram outras questões fundamentais que precisam ser trazidas em pauta e que extrapolam a sala de aula.
Planejamento Escolar não é uma perda de tempo, também não é um documento que é feito uma vez por ano e guardado em uma gaveta, não é algo imutável que não deva ser ajustado ao longo do caminho, e também não é simplesmente copiar e colar os conteúdos do livro didático apenas distribuindo-os ao longo dos bimestres. Planejamos para alcançar algo, para criarmos alguma coisa, para atingirmos um objetivo.
É preciso um novo modelo de planejamento pedagógico, que priorize o desenvolvimento da pessoa, e não apenas do aluno. Desenvolver uma pessoa vai muito além dos livros didáticos, das provas, avaliações e lições de casa.
Aqui está o esboço de um Plano de Ação com dez itens para serem considerados no seu próximo planejamento:

1- Resultados do ano anterior:
analise os resultados do que deu certo e errado no ano anterior (levantamento de números e causas)2 – Qualidade do aprendizado:
crie um sistema de avaliação que priorize a qualidade de aprendizado e não apenas a quantidade de conteúdo memorizado3 – Fazer diferente:
levante novas estratégias pedagógicas, adequadas aos modelos de aprendizagem dos seus alunos4 – Gerenciamento sala de aula:
crie procedimentos para o gerenciamento e gestão de sala de aula5 – Resolução de conflitos:
crie um sistema de resolução de conflitos (aluno x aluno), (aluno x professor), (professor x pais)6 – Relacionamento com a família:
crie estratégias para encantar e se relacionar com as famílias dos alunos7 – Participação da família:
crie estratégias e atividades para a participação da família no ambiente escolar e fora dele8 – Habilidades e necessidades:
levante pontos fortes e fracos dos alunos, trace objetivos, crie intervenções e monitore semanalmente9 – Portifólio individual:
levante os modelos de aprendizagem dos seus alunos e trabalhe as inteligências10 – Portifólio do professor:
Esses 10 itens compõem a parte dinâmica e viva do Planejamento Escolar, o verdadeiro Plano de Ação que conduzirá os alunos a um novo patamar de aprendizado não apenas pedagógico, mas de vida, de auto-estima, de relacionamento, de valores, de novas e maiores possibilidades.
Agora você já tem o esboço do grande Plano de Ação para começar o ano. Afinal, um ano só pode ser chamado de novo, se novas coisas forem feitas. Lembre-se, os resultados sempre são proporcionais ao esforço que fazemos. Você é a peça fundamental do Planejamento Escolar, com você ele ganhará vida, e o seu aluno conquistará asas.
Roseli Brito
Pedagoga, Psicopedagoga, Neuroeduca-dora e Coach, autora do livro “Filhos o Que Fazer com Eles?”
levante os seus pontos fortes e fracos e trace um plano para sua mudança pessoal com metas, estratégias e tarefas a realizar.

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