segunda-feira, 19 de março de 2012

Um terço dos alunos que deveriam estar no ensino médio ainda estão no fundamental

Um terço dos alunos que deveriam estar no ensino médio ainda estão no fundamental



No Dia da Escola (15 de março), o Blog Educação divulga os dados da  Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Pnad do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, analisados pelo Movimento Todos pela Educação. O estudo revela que, aproximadamente, um terço (31,9%) dos estudantes que deveriam estar cursando o ensino médio não conseguiram concluir sequer a etapa anterior – estão matriculados no ensino fundamental.
De acordo com os dados, apenas 50,9% dos adolescentes de 15 a 17 anos estão no ensino médio, etapa apropriada para esta faixa etária. Uma pequena parcela (0,7%) já concluiu a educação básica e está em cursos pré-vestibulares ou ingressou no ensino superior. No entanto, 0,2% dos alunos dessa idade ainda está em fase de alfabetização, e 1,2% na EJA- Educação de Jovens e Adultos, estudando o equivalente ao ensino fundamental. Além disso, 14,8% dos jovens estão fora da escola.
No Brasil, a taxa líquida de matrícula dos estudantes de 15 a 17 anos no ensino médio varia de acordo com a região. No Norte e no Nordeste, por exemplo, apenas quatro de cada dez jovens desta faixa etária estão no Ensino Médio, conforme a pesquisa.
Censo 2010
O Censo 2010 aponta que a taxa de atendimento dos jovens de 15 a 17 anos na escola é de 83,3%. Pela Emenda Constitucional nº 59, até 2016, a educação básica deve ser universalizada e obrigatória dos 4 aos 17 anos.
A região Norte tem o porcentual de atendimento mais baixo, com 81,3% dos jovens de 15 a 17 anos na escola. Já o Sudeste tem a taxa mais alta nesta faixa etária: 85%.
Em dez anos, a frequência escolar no ensino médio aumentou 7%. “Se o ritmo de crescimento não for mais acelerado, não conseguiremos ter nem 90% dos jovens na escola nos próximos dez anos”, afirma Priscila Cruz, diretora-executiva do Todos Pela Educação.
Com informações do Movimento Todos pela Educação.
Saiba mais!
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD: investiga, anualmente, características gerais da população, incluindo educação, trabalho, rendimento, habitação, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário