terça-feira, 30 de outubro de 2012

http://youtu.be/n9KeDTMEYSE

  -->DOCUMENTÁRIO: EDUCAÇÃO PROIBIDO


 https://www.youtube.com/watch?v=n9KeDTMEYSE


O vídeo acima, A Educação Proibida, foi indicação indireta via Facebook da educadora Jenny Horta, do Rio de Janeiro - RJ, Brasil.
Trata-se de relevante documentário com depoimento de diversos educadores da América Latina e Espanha, para refletir e discutir sobre a escola que desejamos, sua função e objetivos, e que pode ser melhor conhecido AQUI.
Um vídeo visualmente bem elaborado, com a teatralização de algumas cenas entre professores e alunos de uma hipotética escola que não é muito diferente das demais escolas públicas.
O documentário inicia com animação sobre "O mito da caverna", de Platão, de forma criativa e original, contrapondo-o ao ambiente escolar. Uma caverna dentro de outra, a escola dentro da sociedade.
Traz também diversas indagações que o Educa Tube destaca, como:
Não é o estudante que fracassa, mas o sistema que está mal projetado, segundo um educador, são mais arranjos cosméticos do que visam melhorar a escola.
Para outro, as escolas da América Latina são espaços de tédio e aborrecimento, segundo especialista em neuropedagogia.
Para outro, quem não sabe ler, escrever e calcular não está educado.
De fato, percebemos um discurso progressista para práticas ainda conservadoras. A escola é um reflexo da sociedade onde esta inserida. E muitas vezes pode parecer ou se comportar como é um depósito, por conta do "adestramento canino", que não é educação, segundo um dos educadores.
Na opinião de alguns, a escola é autoritária, feita a imagem e semelhança de fábricas e prisões, e possui um sistema seletivo de instrução, visando que apenas alguns cheguem à universidade. Que a escola esta fechada ao mundo exterior.
Um dos entrevistados destaca a figura do ensinador e do educador. Que é preciso valorizar o imaginário. A curiosidade é sufocada. O ensino é repetidor. Falta a construção coletiva do conhecimento.
Jogo, dança, música, cinema, internet, celular, tudo que favorece o conhecimento, na maioria das vezes está interdidato na escola, ou é utilizado de forma recreativa e não educativa. Como sempre digo: fazer pequenas expedições ao mundo do alunado promove grandes interações. Educar é dialogar. Afinal, como comentou um educador, no referido vídeo, "tudo se relaciona com tudo", e que a escola deve incentivar ações intergeracionais, não apenas entre professores e alunos, pais e filhos, mas entre alunos de diversas faixas etárias, uns aprendendo com os outros, uns ajudando aos outros.
Um documentário de 2h25min. que vale cada segundo e depoimento nos ofertado. Mais um material essencial ao educador do século XXI, para assistir, refletir, discutir, recomendar, divulgar na comunidade escolar.
Apesar de estar no idioma espanhol, pode ser ativadas legendas, na parte inferior da janela do mesmo, no segundo icone. :-)
Vejam também resenha que achei no Twitter sobre este belo documentário, no link abaixo:

Filme independente destaca novos modelos educacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário